Projeto Caminhos da História

Projeto Caminhos da História

terça-feira, 25 de março de 2014

Capacitação de professores

Primeira reunião do Projeto Caminhos da História

No dia 14 de março de 2014 realizamos no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, popularmente conhecido como Museu de Azambuja, a primeira reunião do Projeto Caminhos da História – edição 2014.
O encontro foi organizado com o objetivo de apresentar o projeto e sua equipe de trabalho aos professores regentes das turmas de 4º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Brusque.

Na ocasião, exibimos o documentário “Expedições à Cidade Schneeburg”, que conta a história do município de Brusque, abordando temas ligados às nossas raízes até os dias atuais, contemplando áreas como comércio, indústria, cultura, esportes e costumes.
Em seguida, realizamos a leitura coletiva do projeto com sua descrição, justificativa e objetivos. Explicamos a metodologia que será utilizada nas oficinas realizadas no espaço do museu, bem como nas oficinas que serão aplicadas por monitores do SESC nas escolas.
Posteriormente, apresentamos o cronograma de atendimento, as orientações sobre transporte e lanche, e também por meio de uma ficha avaliativa; conversamos com as professoras sobre a relação direta deste projeto com o currículo mínimo do 4º ano proposto nas Diretrizes Curriculares Municipais.

O Projeto Caminhos da História propõem para as escolas ações que abarquem várias disciplinas, em um trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, objetivando registrar a história dos bairros e a história da cidade, pelo resgate da história local e do cotidiano de seus moradores. Muitas vezes, essa história é esquecida em função da escrita de uma história tradicional, excessivamente preocupada com os acontecimentos, datas e a história de personagens ilustres, muitas vezes pintados como heróis e benfeitores nas narrativas. Trabalhando com entrevistas e a história oral, é possível dar voz e vez às pessoas comuns que conviveram com as transformações ocorridas nos espaços e vivenciaram acontecimentos que ainda não foram registrados.
Objetiva-se que as atividades realizadas no museu estejam diretamente relacionadas com as atividades desenvolvidas no espaço escolar, com o intuito de resgatar gradativamente a história da comunidade e construir com os alunos conhecimentos significativos.

Para finalizar o encontro, o professor Edu Gevaerd Neto, responsável pela aplicação das oficinas do projeto, conversou com as professoras sobre as temáticas das oficinas e expôs sua metodologia de trabalho. O professor frisou a importância da continuidade do trabalho fora do espaço do museu e apresentou o blog criado para o projeto e os mecanismos de contato entre a escola e a equipe de trabalho do projeto.
A reunião foi muito produtiva, pois permitiu o diálogo com o grupo de professoras e sugestões para aperfeiçoar o projeto com o objetivo de contribuir na formação e na prática pedagógica de nossos espaços educacionais.
Até nosso próximo encontro!
Regiane Pedrini Fischer

Coordenadora do projeto

sexta-feira, 14 de março de 2014

Manual de História Oral

Iniciando a nova fase do Caminhos da História, estarei disponibilizando aqui no blog links e matérias que possam, de alguma maneira, auxiliar os educadores a diversificarem suas atividades e projetos com seus educandos.

http://arpa.ucv.cl/articulos/manualdehistoriaoral.pdf

Este link leva a um texto em  pdf que auxilia no desenvolvimento e pesquisa utilizando a técnica da história oral. O texto é curto, direto e de fácil compreensão. Recomendo a leitura!

Abraços

Edu Gevaerd Neto